O que fazemos

O QUE FAZEMOS

Além do tratamento de crianças e adolescentes carentes com câncer, a TUCCA trabalha em diferentes abordagens de temas ligados ao paciente e ao câncer, da pesquisa por novos medicamentos ao retorno do jovem ao ambiente escolar e social.

 

12_s5PESQUISA 

A TUCCA atua na pesquisa do câncer por meio de procedimentos e drogas inovadoras. Também é parceira de centros de pesquisa internacionais, como o INCTR (International Network for Cancer Treatment and Research), com sede em Bruxelas, na Bélgica, e o Texas Children’s Hospital, nos Estados Unidos. Os trabalhos produzidos pela equipe da TUCCA são levados aos principais congressos mundiais de oncologia pediátrica e bolsas de estudo são oferecidas pela associação para o constante aperfeiçoamento da equipe médica.

 

 

13_s5

DIAGNÓSTICO

A TUCCA financia exames não cobertos pelo SUS para possibilitar que o diagnóstico seja realizado de forma mais precisa e rápida, acelerando o início dos tratamentos corretos e, dessa forma, elevando as chances de cura.

 

 

 

14_s5TRATAMENTO

No ambulatório do serviço de oncologia pediátrica do Hospital Santa Marcelina/TUCCA é oferecido gratuitamente o que há de mais moderno em termos de recursos terapêuticos para as diferentes manifestações do câncer na criança e no adolescente. A retirada dos pacientes do ambiente hospitalar e a possibilidade de oferecer um ambiente amigável e adequado proporcionam uma assistência cuidadosa e uma melhor adesão e resposta às terapias administradas.

 

15_s5ACOMPANHAMENTO MULTIDISCIPLINAR

Na busca por uma abordagem abrangente, focando a criança e o adolescente, a TUCCA conta com uma equipe multidisciplinar composta por oncologistas, assistentes sociais, psicólogos, neuropsicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, odontologistas e fonoaudiólogos. Eles assistem o paciente e a família, em todas as suas necessidades, desde o dia em que chegam à associação até seu completo restabelecimento. Garantem também alimentação aos pacientes e acompanhantes nos dias de tratamento além de cestas básicas e assistência social, com o objetivo de melhorar as condições pessoais e sociais que possam interferir no tratamento.

 

16_s5PRÓTESE E REABILITAÇÃO

Além do tratamento médico, e após seu término, a TUCCA continua a acompanhar o paciente e a família no retorno às atividades sociais e escolares. Para isso, fornece próteses customizadas de alta qualidade, sem custos, para minimizar as dificuldades de locomoção e facilitar a reinserção do indivíduo na sociedade.

 

 

17_s5CAPACITAÇÃO

A TUCCA oferece bolsas de estudo para médicos residentes e equipe de enfermagem, além de ministrar cursos, palestras e encontros relacionados aos diferentes aspectos do câncer na infância e adolescência. Da mesma forma, aulas de culinária são ministradas para as mães de pacientes que, em muitos casos, abandonam seus empregos para cuidar dos filhos. Além de capacitá-las para futuros trabalhos e propiciar uma renda extra, as atividades auxiliam os trabalhos da equipe multidisciplinar.

 

18_s5DIVULGAÇÃO

Além de realizar campanhas nacionais, como a do diagnóstico precoce do retinoblastoma (http://www.tucca.org.br/atucca/filmeinstitucional.asp), tumor maligno que acomete a retina, a TUCCA atua junto à imprensa especializada para a difusão dos tratamentos e serviços que disponibiliza para a população.