Campanha

DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E INCENTIVO AO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO RETINOBLASTOMA

 

CAMPANHA DE ANÚNCIO

CAMPANHA DE ANÚNCIO

 

Iniciativa da TUCCA, no dia 14 de Maio de 2012 foi sancionada a lei Nº 12.637 proposta pelo Deputado Bruno Araújo, que institui o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, a ser celebrado, anualmente, no dia 18 de setembro.

A lei complementa outras ações pioneiras da associação, com o objetivo de educar a população em geral e os profissionais de saúde, ampliar o diagnóstico precoce e salvar a visão e a vida de crianças com esse tipo de tumor.

 

Campanha Nacional de Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma

 

O Centro de Atenção Integral à Criança com Retinoblastoma é a segunda grande iniciativa voltada ao diagnóstico e tratamento da doença capitaneada por Sidnei Epelman, médico especialista em oncologia infantil e presidente da TUCCA desde a sua fundação. Em setembro de 2001, ele idealizou e lançou a Campanha Nacional de Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, que foi apresentada no Congresso de Retinoblastoma, em Paris, e no INCTR (International Network for Cancer and Treatment Research), em Bruxelas.

Com o mote “Fotografe seu filho com flash”, consiste em mostrar que uma simples foto pode revelar a doença, já que o olho afetado aparece com uma mancha branca, reflexo do próprio tumor. De lá para cá, a campanha teve grande repercussão tanto fora quanto dentro do Brasil. O filme elaborado para divulgar a campanha, com 30 segundos de duração,  já foi traduzido para dez  idiomas – inglês, francês, espanhol, italiano, árabe, hindu, alemão, hebraico, suahili e tagalog. Além disso, a TUCCA mantém um toll-free para esclarecer sobre a doença: 0800-770-4665. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 400 novos casos desse tumor ocular são diagnosticados por ano no Brasil.

Campanha de Inverno 2016

   0   0Leia Mais

Campanha Faça uma Careta para o Câncer

   2   0Leia Mais

Vídeo Campanha de Prevenção do Retinoblastoma – Português

   0   0Leia Mais