Cuidados Paliativos

CANCER, CUIDADOS PALIATIVOS

A filosofia dos cuidados paliativos é definida pela Organização Mundial da Saúde e por outras organizações da área de diferentes formas. Em essência, deve ser vista como uma abordagem

 


holística e interdisciplinar que tem como meta melhorar a qualidade de vida de pessoas de todas as idades que vivem com doenças terminais, incluindo a de seus cuidadores.

Em termos gerais, os cuidados paliativos são:

• Uma abordagem tanto clínica quanto filosófica;
• Envolvem várias dimensões do sofrimento – físico, psicossocial e espiritual – tanto de pacientes como de cuidadores;
• Estão associados a crenças, costumes, valores sociais e culturais;
• São úteis em todos os períodos de evolução da doença, inclusive na perda; • podem ser aplicados como abordagem única ou em associação com outros tratamentos;
• Atendem a necessidades específicas de crianças e de seus familiares. Com base nessa filosofia, a TUCCA tem o projeto de construir o primeiro Hospice pediátrico do Brasil, para que crianças e adolescentes em cuidado paliativo possam receber os cuidados necessários no fim da vida, como conforto, atenção e assistência multidisciplinar diferenciada em companhia de seus familiares.

Saiba mais sobre o TUCCA Hospice Francesco Leonardo Beira

QUERO CONHECER

MANUAL DE CUIDADOS PALIATIVOS INCTR BRASIL

O INCTR Brasil (Associação Internacional para Tratamento e Pesquisa do Câncer), em parceria com o Departamento de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina, lançou o Manual de Cuidados Paliativos INCTR Brasil. Conduzida pelo oncologista pediatra Sidnei Epelman, chefe do departamento e presidente do INCTR Brasil e pela psicanalista Claudia Epelman, diretora da associação, a elaboração do guia visa auxiliar profissionais da saúde a conduzir, da melhor forma possível, a assistência aos pacientes de câncer e seus familiares.

Direcionado a todos os profissionais da saúde que prestam cuidados paliativos, o manual foca principalmente na importância da qualidade de vida, das ações multidisciplinares, do cuidado e do conforto na vida dos pacientes terminais. “Nossa intenção com esse material é colaborar com todos os profissionais envolvidos em cuidados paliativos, para que possam prestar assistência de excelência a pessoas que se encontram em um momento tão frágil”, explica Claudia Epelman.

Entre os temas abordados no guia, quatro tópicos merecem atenção especial: a filosofia dos cuidados paliativos, a necessidade da avaliação precisa, o valor dos cuidados paliativos e a importância do equilíbrio na abordagem. “O objetivo é que o manual contribua na tomada de decisões daqueles que lidam com a realidade do câncer todos os dias”, destaca Sidnei Epelman.

O custo do guia é R$ 30, como forma de contribuição com as iniciativas do INCTR Brasil.

Para mais informações sobre o manual e como adquiri-lo entre em contato conosco:
(11) 2344.1050 | tucca@tucca.org.br