O que é Retinoblastoma?

O que é o Retinoblastoma

 

O retinoblastoma é um tumor maligno originário de células da retina, que é a parte do olho responsável pela visão. Pode estar presente já ao nascimento ou aparecer até os cinco anos de idade.

 
 

Sintomas da doença

 

principal sintoma do retinoblastoma é a leucocoria, que é o reflexo branco na pupila, vulgarmente conhecido como reflexo do olho de gato. Em outras palavras, trata-se do reflexo da luz sobre a superfície do próprio tumor.

Esse sinal muitas vezes só pode ser notado em algumas posições do olhar, à luz artificial quando a pupila estiver dilatada ou em fotos quando a luz do flash bate sobre os olhos.

Outros sinais e sintomas do retinoblastoma que podem acometer somente um ou os dois olhos são:

 

  • Estrabismo (olhar vesgo)
  • Fotofobia (sensibilidade exagerada à luz)
  • Dificuldade visual
  • Aparência anormal do olho
  • Inflamações
  • Conjuntivite

 
 

Como diagnosticar

 

A suspeita pode ser feita em casa pelos pais ou familiares da criança com suspeita, para posterior confirmação médica.

Nossos dados indicam que 90% dos casos tratados foram pré-diagnosticados pelos pais das crianças, o que resultou em muitas vidas e olhos salvos! Infelizmente, nos casos de diagnóstico tardio, o índice de cura é muito menor, por isso, os pais e familiares devem ter atenção redobrada aos sinais e sintomas, e se tiver quaisquer suspeita procurar um médico.

Os pediatras também podem ajudar a avaliar as crianças em visitas de rotina, e ao notar um brilho anormal ou uma mancha branca na pupila, devem encaminhar imediatamente o paciente ao oftalmologista, que terá condições de fazer o diagnóstico preciso. Confirmado o diagnóstico, a criança deve ser encaminhada imediatamente ao oncologista.

A atenção dos pais aos sintomas e exames preventivos como o exame simples de fundo de olho, garantem um diagnóstico precoce e uma maior chance de cura.