Retinoblastoma

O Retinoblastoma é um tipo de câncer maligno na retina que incide principalmente em crianças e pode levar a perda da visão e até a morte.

 

A boa notícia é que a retinoblastoma tem cura, e a TUCCA (Associação para Criança e Adolescente com Câncer) pode lhe ajudar com informações até o tratamento completo e totalmente Grátis!

 

 

 

 

 

 

O que é o Retinoblastoma

O Retinoblastoma é um tumor maligno originário de células da retina que são a parte do olho responsável pela visão.  Pode estar presente já ao nascimento ou aparecer até os cinco anos de idade.

 

O que é um tumor maligno

A principal diferença de um tumor malígno é o crescimento das células afetadas, que ocorre descontroladamente, o que influencia para que o mesmo cresça sem respeitar os limites normais e pode contaminar e destruir outros tecidos próximos.

 

Como o retinoblastoma é um tipo de tumor malígno, pode causar desde a perda da visão, expansão do tumor para outras áreas do crânio e até no pior dos casos à morte do paciente.

 

Sintomas da Doença

 

O principal sintoma do retinoblastoma é a Leucocoria, que é o reflexo branco na pupila, vulgarmente conhecido como reflexo do olho de gato. O reflexo branco na pupila, que normalmente é preta , representa o reflexo da luz sobre a superfície do próprio tumor.

 

Este sinal, muitas vezes só pode ser notado em algumas posições do olhar, à luz artificial quando a pupila estiver dilatada ou em fotos quando a luz do flash bate sobre os olhos.

 

Outros sinais e sintomas do retinoblastoma que podem acometer somente um ou os dois olhos são:

 

  • Estrabismo (olhar vesgo)
  • Fotofobia (sensibilidade exagerada à luz)
  • Dificuldade visual
  • Aparência anormal do olho
  • Inflamações
  • Conjuntivite

 

Como diagnosticar

 

A suspeita pode ser feita em casa pelos pais ou familiares da criança com suspeita, para posterior confirmação médica.

 

Nossos dados indicam que 90% dos casos tratados foram pré diagnosticadas pelos pais das crianças em casa, o que resultou em muitas vidas e vistas salvas! Infelizmente nos casos de diagnóstico tardio, o índice de cura é muito baixo, por isso os pais e familiares devem ter atenção redobrada aos sinais e sintomas, e se tiver quaisquer suspeita procurar um médico.

 

Os Pediatras também podem ajudar a avaliar as crianças em visitas de rotina, e ao notar um brilho anormal ou uma mancha branca na pupila, devem encaminhar imediatamente o paciente ao oftalmologista, que terá condições de fazer o diagnóstico preciso. Confirmado o diagnóstico, a criança deve ser encaminhada imediatamente ao oncologista.
Atenção dos pais aos sintomas e exames preventivos como o exame simples de fundo de olho, garantem um diagnóstico precoce e uma melhor taxa de sucesso.

 

Tratamento do Retinoblastoma

 

Como toda forma de câncer malígno, o retinoblastoma deve ser tratado por profissionais especializados que avaliarão o paciente e definirão a estratégia de ataque ao tumor.

 

Cirurgia, quimioterapia, radioterapia e o tratamento oftalmológico local, como o laser, são alguns meios de tratamento e existe também procedimentos mais avançados, como a quimioterapia intra-arterial. Em casos graves e ou avançados, a enucleação, isto é, a retirada cirúrgica do globo ocular, pode ser a única alternativa.

 

Centro de Tratamento TUCCA

 

A TUCCA trata crianças com retinoblastoma vindas de diversos estados do país no Centro de Atenção Integral à Criança com Retinoblastoma.

 

Criado em 2011, em parceria com o Hospital Santa Marcelina, o centro é referência no tratamento do retinoblastoma até por que é equipado com aparelhos de última geração que possibilita o tratamento intra-arterial (procedimento realizado em pouquíssimos centros de excelência no mundo).

 

Centro de Atenção Integral à Criança com Retinoblastoma

 

O Centro também oferece toda a infra-estrutura de internação e hospedagem necessária para o paciente e seu acompanhante, no caso de crianças vindas de outras cidades.

 

Nossa preocupação é cuidar da criança e não somente da doença, e por isso oferecemos como parte do tratamento o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, com psicólogos especializados para lidar com os problemas decorrentes da doença e oferecemos diversas atividades como Visita dos Palhaços Patati e Patatá no Centro.

 

Visita palhaços Patati e Patatá no Centro de Atenção Integral à Criança com Retinoblastoma.

 

Conheça mais sobre o centro, veja a galeria de fotos do Centro de Atenção Integral à Criança com Retinoblastoma!

 

A TUCCA Ajuda

 

Se precisar de informações ou orientação para dar sequência ao tratamento entre em contato conosco através de nosso e-mail: tucca@tucca.org.br ou pelo telefone 0800-770-4665

 

Salve os olhos de uma criança, uma campanha da TUCCA pela Cura do Câncer Infantil e do Retinoblastoma.

 

Links sobre Retinoblastoma

 


Fale Conosco 0800 770 4665