Centro de Atenção integral

A TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) e o Hospital Santa Marcelina lançaram, no dia 25 de novembro de 2011, o Centro de Atenção Integral à Criança com Retinoblastoma, que funciona no Ambulatório de Oncologia Pediátrica do Hospital, localizado em Itaquera, Zona Leste de São Paulo.

centroretino1

 

A criação desse centro consolidou um trabalho que, desde 2001, vinha sendo desenvolvido pela equipe multidisciplinar do departamento de oncologia pediátrica do Hospital Santa Marcelina em parceria com a TUCCA voltado ao diagnóstico precoce e tratamento do retinoblastoma, sem qualquer custo ao paciente ou à sua família.
“A concretização do Centro de Atenção Integral reforça nosso enfoque no atendimento integral aos pacientes com retinoblastoma, em todas as suas necessidades, que envolvem do diagnóstico à reabilitação, do apoio psicológico à cura. Esses jovens e suas famílias necessitam de um acompanhamento individualizado e assistência multidisciplinar que os ajudem a lidar com a doença e o tratamento”, explica o oncologista Sidnei Epelman, presidente da TUCCA e diretor do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina.

 

Referência no tratamento do retinoblastoma, o centro recebe crianças diagnosticadas com a doença vindas de diversos estados do país. O espaço oferece toda a infraestrutura de internação e hospedagem necessária para o paciente e seu acompanhante, no caso de pacientes provenientes de outras cidades.

 

Equipado com aparelhos de última geração, o Centro de Atenção Integral à Criança com Retinoblastoma oferece opções terapêuticas de ponta, como a quimioterapia intra-arterial, que age diretamente no tumor. Esse procedimento é realizado em pouquíssimos centros de excelência no mundo e preserva o olho do paciente.

centroretino2

 

O centro foi inaugurado no encerramento do workshop de Atenção Integral à Criança com Retinoblastoma, ação de treinamento promovida pela TUCCA para ampliar o conhecimento da classe médica com relação à doença. Participaram desse workshop, que começou no dia 24 de novembro de 2011, no próprio Hospital Santa Marcelina, cerca de 30 profissionais de todo o país. A programação contou com palestras de atualização profissional, incluindo um módulo especial com o convidado internacional Ira Dunkel, do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York.

 

 

Fabio Galeazzo: Conceito e Designer de Interiores, Daniele Santos: Conceito e Design Gráfico