Panis e Circus | Aprendiz de Maestro “Na Trilha do Cinema”

  por   0   0

Aprendiz de Maestro “Na Trilha do Cinema”

O espetáculo Na Trilha do Cinema apresentado na Sala São Paulo pelo projeto Tucca Aprendiz de Maestro fez o público vibrar com músicas que fazem parte de nossa memória afetiva, unindo teatro, ópera, dança e cinema. Enquanto a plateia era envolvida pelos acordes sonoros, os artistas mostravam a evolução da música no cinema.

A Trilha do Cinema reverencia músicas de verdadeiras lendas que marcaram profundamente a história cinematográfica como Henry Mancini, Charles Chaplin, Lalo Schifrin, Ennio Moricone, John Williams e Richard Rodgers.

O espetáculo tem a direção musical do maestro João Maurício Galindo, que também faz um personagem na peça, e texto e direção de Paulo Rogério Lopes. O elenco é composto por Gustavo Haddad, Luciene Adami e é acompanhado pela Sinfonieta Tucca Fortíssima. Participam ainda Sheila Negro, Natan Badue e os bailarinos da Cia. Dans la Danse.
A peça começa com a marcha nupcial Mendelssohn, da trilha sonora de Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, e conta a história de Dona Baratinha, que acha uma moeda de ouro e diz que vai entregá-la a seu futuro marido.

Concerto2017

A notícia se espalha. Surgem vários pretendentes. Mas dona Baratinha não se dá por satisfeita e permanece solteira. Até que surge o Rato Alfredo Ratchcock. Ele não quer casar, quer uma sociedade. Em troca da moeda, propõe transformar dona Baratinha em uma estrela de cinema e explica que, para isso, é preciso fazer uma trilha sonora para ela.

O maestro Galindo então intervém e conta ao público infantil que, no começo do cinema, era comum ter um pianista na sala de exibição do filme que executava ao vivo a trilha sonora. Conforme o tempo foi passando, diz o maestro, outros instrumentos musicais foram introduzidos e, “como não tinham como levar uma orquestra para dentro do cinema, começaram a ser feitas as primeiras gravações sonoras”.

Concerto2017

Após a explicação, a orquestra do Tucca passa a executar trechos de trilhas sonoras, hora de alegria, hora de suspense, acompanhada por bailarinos. As músicas embalam os sonhos de dona Baratinha.

Entre as explicações do maestro e as peripécias de Dona Baratinha e do Rato Ratchcock, a orquestra virtuosamente executa trilhas de filmes como Titanic, Mágico de Oz, Pantera Cor de Rosa e James Bond. Embalados pelas mais famosas trilhas do cinema, adultos e crianças se divertem.
Dona Baratinha diz então que para virar estrela de cinema quer fazer quatro pedidos: “Quero dançar, quero cantar, quero brilhar e para casa voltar”, afirma.

Concerto2017

Nesse momento, personagens de filmes como Pantera Cor de Rosa, O Espantalho e a Mulher Lata do Mágico de Oz se transformam. Ratchcock ganha um capacete que imita o de Darth Vader, mas com orelhas de rato e arranca risos da criançada. “Que a trilha esteja com a barata”, diz ele, dando o tom da trilha sonora de Guerra nas Estrelas, executada pela orquestra.

Concerto2017

Após duelo simbólico de Ratchcock com Dona Baratinha, ela decide voltar para casa. Após vagar pelo público acompanhada por um nuvem de borboletas luminosas, Baratinha reencontra seu parceiro e se decide pela sociedade. Entrega a moeda de ouro para que seja produzido um filme em que ela será a estrela principal.

Concerto2017

O espetáculo uniu diversos recursos artísticos para levar diversão aos pequenos e incentivar o gosto pela música clássica. Também proporcionou aos adultos uma verdadeira viagem no tempo, relembrando grandes clássicos do cinema e suas trilhas sonoras eternizadas.

O Panis & Circus acompanhou o espetáculo apresentado em 5 de maio e entrevistou Eugênia Marolla, 42 anos, advogada, que levou seus filhos Eduardo (6) e Letícia (4) para assistir ao espetáculo: “Bárbaro! Amo este projeto que, além de trazer belas montagens, ser educativo, também ajuda pessoas.”

Elenice Belmonte Rodrigues de Castro, 67 anos, pedagoga se disse encantada com o que viu: “Muito profissional, maravilhoso. Foi muito gostoso escutar as trilhas sonoras do cinema. Acho importantíssimo despertar o gosto pela música e pelo cinema nas crianças.”

Concerto2017

“Na Trilha do Cinema” trouxe trechos de tema das obras cinematográficas:

Luzes da Ribalda – Charlie Chaplin
A Noviça Rebelde – Richard Roger/Oscar Hammerstein II
Over the Rainbow, do filme O Mágico de Oz – Harold Arlen/Yip Harburg
Pantera Cor de Rosa – Henry Mancini
Jornada nas Estrelas – Lalo Schifrin
Cinema Paradiso – Ennio Morricone

Luciana Gandelini, especial para o Panis & Circus
Matéria original em www.panisecircus.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.