A Tucca

QUEM SOMOS
A TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) foi fundada em 1998 por médicos, pais de pacientes e representantes da sociedade civil, com a proposta de elevar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes carentes com câncer.

O nome TUCCA teve origem na expressão “Tumor Cerebral em Crianças e Adolescentes”, não mais utilizada pelo fato da Associação ter ampliado o tratamento a pacientes com todos os tipos de câncer da infância e da adolescência.

 

 MISSÃO
Alcançar, por meio de nossas ações, 100% da cura do câncer infantojuvenil.

 

 VISÃO
Oferecer assistência multidisciplinar de excelência para crianças e adolescentes carentes com câncer por meio do cuidado integral, assim como a preparação dessas crianças, jovens e de seus familiares para a continuidade de suas vidas após a doença.

 

 VALORES
Comprometimento
Ética
Universalidade
Inovação
Solidariedade
Sustentabilidade
Inquietação

 

INSTALAÇÕES DA TUCCA


 SANTA MARCELINA

Para otimizar recursos, em 2001, a TUCCA firmou uma parceria com o Hospital Santa Marcelina, situado em Itaquera, onde foi criado o único centro de Oncologia Pediátrica da Zona Leste de São Paulo, uma das regiões mais desfavorecidas de São Paulo e com mais de 5 milhões de habitantes, que atende também a nove cidades vizinhas.

Juntos atuam no diagnóstico, tratamento e reabilitação de centenas de crianças e adolescentes com câncer e também na pesquisa e capacitação profissional, oferecendo acompanhamento multidisciplinar de excelência, além de exames e medicamentos de última geração, sem qualquer custo ao paciente e a sua família e sem fila de espera.

Esta parceria de sucesso prima por garantir a cada paciente o direito a receber um tratamento digno e a alcançar todas as chances de cura possíveis com qualidade de vida. Desde a sua fundação é presidida pelo oncologista pediatra Sidnei Epelman e por sua esposa, a psicanalista Claudia Epelman.

Com a proposta de cuidar do paciente da forma mais ampla possível, não apenas do ponto de vista médico, mas também social e emocional, uma equipe multidisciplinar acompanha pacientes e familiares durante o tratamento do câncer e no retorno às atividades diárias. Diariamente as crianças e os adolescentes assistidos na Oncologia Pediátrica do Hospital têm contato com atividades fundamentais para auxiliá-los a retomarem suas rotinas e terem uma vida produtiva, minimizando as possíveis sequelas físicas e psicológicas decorrentes do tratamento.

A Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina em parceria com a TUCCA proporciona, anualmente, a mais de 300 pacientes carentes de todo o Brasil acesso a modernos exames de diagnóstico, como citogenética e biologia molecular, mesmo que não sejam cobertos pelo sistema público de saúde. Além disso, fornece, gratuitamente, todos os remédios necessários ao tratamento, elevando assim a qualidade de vida e as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer.

 

INSTALAÇÕES SANTA MARCELINA

INSTALAÇÕES SANTA MARCELINA


 

LOCALIZAÇÃO IDEAL

A Zona Leste foi escolhida como base de atuação da TUCCA por ser a de maior densidade demográfica da capital paulista, próxima a importantes e populosos municípios da Grande São Paulo, de forma que, dos aproximadamente dez centros de referência no tratamento do câncer na cidade, a TUCCA seja o único na região

 

MAPA DO LOCAL

MAPA DO LOCAL

 

FINANCIAMENTO

Os tratamentos oferecidos pela TUCCA são financiados com doações de empresas e pessoas físicas. Em 2000, para assegurar a sustentabilidade da iniciativa e a continuidade do atendimento de excelência, a associação lançou o projeto TUCCA Música pela Cura, viabilizado através de recursos da Lei Rouanet. Anualmente, duas séries musicais, TUCCA de Concertos Internacionais e TUCCA Aprendiz de Maestro, são realizadas, sendo que toda a renda obtida com a venda de ingressos é revertida para a assistência multidisciplinar dos pacientes.

 

Saiba mais em: